Conheça alguns dos fatores levados em consideração na produção de energia solar, que vão impactar nas estações do ano.
👉 Duração do dia: quanto maior for os nossos dias, mais produção de energia solar teremos;
👉 Limpeza dos painéis solares: painéis sujos (poeira) interferem diretamente na captação da radiação solar;
👉 Dias nublados: apesar de não cessar a produção de energia solar, a nebulosidade no céu acaba diminuindo essa produção;
👉 Ângulo de inclinação dos painéis solares: a instalação deve ter um ângulo de inclinação que leva em consideração a latitude local, para que haja a melhor incidência de radiação solar durante o ano todo.
Viu como são muitos os fatores? A região, a qualidade dos painéis, tipo de telhado, a instalação realizada de forma correta, posicionamento do sistema e sua manutenção, permite avaliar melhor o desempenho.
Mas o fato é: a energia fotovoltaica funciona durante todas as estações do ano! Em 20 de março iniciou o outono, seja bem-vindo!
O verão e a primavera, são as estações mais quentes, onde aumenta consumo de energia, porém, temos dias mais longos, que influencia na produtividade maior de eletricidade, por ter mais tempo de radiação do sol.
Agora nas estações mais frias, o inverno e o outono a produção de energia solar diminui a sua eficiência, devido os dias serem mais curtos, ocorrendo menor armazenamento de energia elétrica.
Leia a matéria completa desse tema em: Produção de energia solar: como funciona em cada estação do ano? (reevisa.com.br)